top of page
Buscar
Foto do escritorMUDA UFSJ

A ANIMAÇÃO 8 PATAS É A GRANDE VENCEDORA DA 2ª MUDA!

Em 2º lugar, ficou o curta Diagrama do Útero e, em 3ª, Família.




O curta de animação 8 Patas, dirigido por Fabrício Rabachin, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi, foi o grande vencedor da 2ª Mostra Universitária de Audiovisual - MUDA!, organizado pelos professores João Barreto, Kátia Lombardi e Vanessa Maia, da Faculdade de Jornalismo da UFSJ. O 2º lugar ficou com Diagrama do Útero, de Bianca Rêgo, e o 3º foi para a produção Família, dirigido por Lucas Gervilla em parceria com os russos Dasha Delone e Dima Goryachkin


“O lance deste curta [8 Patas] foi o momento de desafio de tentar fazer algo diferente do que outras pessoas faziam dentro da faculdade. O resultado positivo só incentiva a gente a querer se desafiar cada vez mais e fazer coisas mais ousadas”, afirmou Fabrício Rabachim.


Flávia Rabachin, produtora executiva do curta, contou um pouco sobre o processo de produção do audiovisual, que aborda a questão do medo, da fobia. “Foi praticamente um ano de trabalho. Eles queriam passar essa sensação do medo que, muitas vezes, aumentar o que não é tanto assim e acaba tomando uma posse do que a gente pensa”, explicou.


O diretor Lucas Gervilla, que produziu Família com colegas russos, disse que a inspiração para abordar retrocessos politicos surgiu do conceito de circularidade da história, a partir do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. “A história sempre se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”, explicou ele, citando o filósofo Karl Marx.


Realizado no anfiteatro do campus Dom Bosco da UFSJ, o evento atraiu a participação de 57 curtas de universidades de todo o país, dos quais 38 foram selecionados para a mostra competitiva. As estatuetas foram esculpidos pelo artista plástico colombiano Julio Cesar Aristizabal, e cada troféu é uma escultura feita com as letras da sigla MUDA e um desenho diferente para cada colocação.


A difícil tarefa de escolher os vencedores coube aos jurados Marlon de Paula e Débora Castro, que anunciaram os vencedores da edição por volta de 22h, para um público que aguardava ansioso.


Débora Castro explicou como se deu o processo de seleção: “em linhas gerais, a gente ficou preocupada com a questão estética, com o roteiro, com algo que nos contemplasse no tempo presente e nos impulsionasse para um outro lugar”, explicou Débora Castro.


Marlon destacou a importância dos debates levantados pelos curtas sobre o cenário político atual. “A importância está justamente nesse lugar de autonomia e de se criar um debate ou um discurso em produto audiovisual para ecoar nesse país, o que é de fundamental importância”, justificou.


O pesquisador da Embrapa, Antônio Maciel, e a professora aposentada da UFPR, Maria Teresa Castelo Branco, de Curitiba, souberam do evento enquanto passeavam pela cidade, de férias. “Nós viemos no primeiro dia e decidimos acompanhar até o final”, explicou Antônio. Maria Teresa destacou a importância dos temas a que a mostra deu visibilidade. “Eu acho que é importante isso aparecer na internet, de uma maneira bem trabalhada”, afirmou.


“O papel da MUDA é de extrema importância, pois é um canal de livre expressão e de divulgação de pensamentos e informações”, avaliou Kátia Lombardi, professora do curso de jornalismo da UFSJ e uma das organizadoras do evento.



(da esquerda, os diretores Gabriel, Fabrício e Pietro)

(Dasha Delone e Dima Goryachkin)

(Lucas Gervilla)

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page