top of page
Buscar
  • Foto do escritorMUDA UFSJ

PALESTRA SOBRE CINEMA CONTEMPORÂNEO ABRE MOSTRA AUDIOVISUAL

Em seu primeiro dia, a MUDA! recebeu um público de mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e convidados.



A abertura da 2ª edição da Mostra Audiovisual – MUDA! foi realizada nesta segunda-feira (20), no auditório do campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. O evento, organizado pelos professores de jornalismo Kátia Lombardi, Vanessa Maia e João Barreto, trouxe neste primeiro dia a palestra “O presente como história - estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo”, da professora doutora Cláudia Mesquita.


A palestra levou para o público uma reflexão sobre os caminhos do cinema brasileiro e a temática do passado atribuída ao presente. Como injustiças brasileiras vividas anteriormente ainda se manifestam, mesmo que de forma diferente, na nossa sociedade. Um dos organizadores, João Barreto, diz que a palestrante, Cláudia Mesquita, “é extremamente antenada com o que há de mais novo, de mais recente no audiovisual. Ela tem todo um estudo, grupos de pesquisa... é uma pessoa que tem vivência ”.


Um dos filmes abordados durante a palestra foi A cidade é uma só?, dirigido por Adirley Queirós, resgata a criação da Ceilândia, em 1970. Naquela época, moradores de favelas surgidas nas cercanias do Plano Piloto, no Distrito Federal, foram obrigados a se retirar. A Campanha de Erradicação de Invasões (CEI) expulsou cerca de oitenta mil pessoas e as colocou a mais de trinta quilômetros distante de Brasília. Cláudia explicou que a temática abordada em sua palestra surgiu a partir do filme de Adirley. “É um filme que articula a preocupação com o passado para entender o presente, o momento em que estamos. Precisamos recorrer a esse passado, desenterrá-lo, recontá-lo de outra forma”, justificou.


A abertura da MUDA!, com a palestra de Cláudia, aumentou a expectativa quanto ao restante do conteúdo da mostra. Serão exibidos 37 curtas selecionados de universidades de todo o país, abordando temáticas como envelhecimento, gênero e desigualdade. O aluno Daniel Ubiratan, do 6º período do curso de Comunicação Social-jornalismo, ressalta a importância de promover eventos que discutam o audiovisual. “Um curso de comunicação tem esse lado audiovisual muito forte, principalmente para os alunos que querem seguir por essa área, que não querem a comunicação tradicional”, afirmou.


A mostra segue até a quarta-feira (22), a partir das 18h, no anfiteatro do campus Dom Bosco, com apresentação de curtas, palestra e entrega de prêmios.

35 visualizações0 comentário
bottom of page